26 de fevereiro de 2016

Dicas para criar o hábito de ler



Ouço muita gente dizer que não gosta de ler, mas acredito que não existe pessoas que não gostam de ler e sim pessoas que ainda não encontraram um livro ideal para aprender a gostar. A leitura nos transporta para vários lugares sem sair do lugar, o que não é nada chato e é por isso que hoje vim dar algumas dicas para que você crie hábitos de leitura e se aventure.

01 - Desligue-se: Quando não se tem o hábito de ler, muita coisa chama a atenção contra a leitura, principalmente o celular. Então a primeira dica é: Desligue-se do mundo ao seu redor. Desligue-se das redes sociais, vá para quarto e se concentre apenas na sua leitura.

02 - Defina metas: Seja ela 01 capítulo, ou 10 páginas por dia, defina uma meta de leitura. Conforme o tempo vai passando, você vai aumentando suas metas e quando perceber já está lendo muitas páginas. Hoje em dia eu tenho uma meta de ler 100 páginas por dia - acho pouco perto de tanta gente que lê um livro grande em um dia só, mas colocar esse objetivo me ajuda muito a organizar minhas leituras.

03 - Escolha gêneros que te atraem: Se você gosta de histórias sobre heróis, não adianta começar a ler um livro de 600 páginas de um clássico estrangeiro, pois vai desistir no primeiro minuto. Vai com calma - a não ser que seja obrigação para vestibular ou escola  (Caso for, a dica 02 ajudará muito). Comece com leituras que tenham assuntos que te atraem, assim sempre existirá curiosidade e vontade de continuar lendo.

04 - Não se cobre, mas se esforce: Não precisa colocar em mente que precisa ler 12 livros no ano quando nunca leu nem sequer 01 só. Vai de acordo com seu limite, mas se esforça para ler até o final. Melhor 01 livro no ano do que nenhum.

05 - Me segue no Skoob: Coloquei essa parte brincando, isso não é dica, mas é uma forma de compartilharmos nossa leituras juntos. Caso tenha um Skoob também deixa o seu nos comentários ou me avisa por lá que eu sigo vocês, gostaria muito de saber o que andam lendo. O meu é esse aqui.

Espero que tenha ajudado,
xx. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário