22 de maio de 2016

Livro: Lola e o garoto da casa ao lado

Quem aqui lembra quando eu resenhei "Anna e o Beijo Francês?'' Pois bem, fiquei tão realizada ao ler esse livro e ter conhecido a autora Stephanie Perkins que precisava ler os outros títulos dela. Ganhei esse livro de amigo secreto ano passado e quando descobri que a Anna (do beijo Francês ) e o Étienne também participavam dessa história fiquei na mente ''thank u sté'' e vim resenhar essa história para vocês também.




Lola é o tipo de garota que nos dias de hoje chamaríamos de “diferentona”. Totalmente expressiva, com um estilo pra lá de excêntrico - composto de perucas e roupas diferentes o tempo todo. Foi criada por seu tio Nathan, junto com seu companheiro Andy e nunca teve nenhuma ligação sentimental com sua mãe biológica, pelo contrário, não gostava nem de saber que ela existia já que ela só aparecia quando se metia em encrenca e precisava de ajuda. Seus desejos se resumiam em três: ir a um baile de formatura vestida de Maria Antonieta, seus pais aceiteitarem seu relacionamento com um cara bem mais velho e o desejo de nunca mais na vida ver os Bells (seus vizinhos gêmeos).


Não acredito em moda. Acredito em figurino. A vida é curta demais para sermos a mesma pessoa todos os dias.” Página 10



Tudo estava ocorrendo normalmente, Lola tinha seus amigos (entre eles Anna e Étienne - lembram?!), seu namorado rockeiro “maduro, centrado”, seus pais rigidos, seu emprego, tudo dentro da normalidade até a casa ao lado ter uma certa movimentação e seus vizinhos antigos (Cricket e Calliope) estarem de volta e com um deles todo o passado de Lola de volta a sua vida.


- Na vida há pessoas que a gente não consegue esquecer” - Página 260 

Todo mundo tem um passado, para alguns um passado resolvido, para outros nem tanto. Cricket era o melhor amigo de Lola, um crush antigo e também sua maior decepção de vida. Quando mais novos ele a decepcionou profundamente e depois foi embora sem mais nem menos. Agora de volta e Lola descobrindo que tudo o que aconteceu foi um mau entendido graças a insegurança da irmã gêmea dele, seus sentimentos ficam confusos, quer ser amiga dele mas como ser amiga de alguém , quando esse alguém ainda tem mais que um sentimento de amizade dentro de você?

Meu coração aperta. Quero ser amiga dele, mas em que planeta isso funcionária? Existe muita história entre nós dois para uma amizade dar certo.” Página 96

Uma mistura de sentimentos gira em torno de Lola, algumas escolhas erradas e mentiras podem, para ela, ser uma solução, mas no fim a envolve em grandes confusões. Ela precisa tomar uma decisão, precisa conhecer a Lola que existe por dentro das roupas exageradas que usa, perdoar a mãe que a abandonou, resolver suas pendências com o namorado, ser sincera sobre o que sente e mais que isso, permitir ser feliz da forma mais sincera possível. A princípio parece um desafio, mas não é impossível. Será que ela consegue?!



Sempre que termino de ler um livro, penso no que a história quis trazer de ensinamento para mim e autora trouxe algumas situações em destaque como: perdão, relacionamentos fracassados, segundas chances e auto-conhecimento. Lola é uma garota comum por trás de todas suas vestimentas e está naquela transição de saber quem realmente ela é, de como lidar com o fato da mãe biólogica que a abandonou do nada precisar morar na sua casa, como continuar um namoro fracassado e como consertar todos os erros cometidos. A escritora soube abordar todos os temas sem deixar a história massante e muitas vezes nos faz rir com o jeito diferente da Lola, mas totalmente especial e único. O livro é ótimo tanto pela história e temas abordados, quanto pela escrita da Stephanie que foi extremamente feliz no tema proposto. (Ah, as páginas são amarelas e tem cheiro de livro bom )



Ser uma boa pessoa, ou uma pessoa melhor, ou seja lá com que você esteja preocupada e tentando consertar... Isso não deveria mudar quem você é. Siginifica tornar-se mais você mesma.“ - Página 237

Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 288
Autor: Stephanie Perkins
Classificação: ♥♥♥ (Ótimo)
Skoob do livro

Meu Skoob

Nenhum comentário:

Postar um comentário