4 de julho de 2017

Livro: Píppi Meialonga

Eu estava, pela terceira vez seguida, assistindo todas as temporadas de ''Gilmore Girls'', quando me deparei com um episódio que tinha como título: Ele não conhece Píppi Meialonga. Um episódio normal, engraçado ~ sou suspeita quanto a essa série ~, mas assim como o Luke eu também não fazia ideia de quem era essa tal de Píppi... até encontrar esse livro, na biblioteca da escola que trabalho e pegar emprestado. Agora vim contar para vocês quem é essa Píppi que a Lorelai e a Rory tanto falavam.





Píppi Meialonga é uma  menina incrível de 9 anos de idade, que mora em uma casa velha em um jardim na Vila Vilekula, com seu macaco e um cavalo, desde o sumiço do pai - um capitão de navio que sumiu graças a uma tempestade. Ela era uma descobridora de coisas, levando a vida da forma mais simples possível e vendo o lado bom de tudo, da sua maneira.

''Ela tinha cabelo cor de cenoura e usava duas tranças bem apertadas, que ficavam espichadas para os lados. Seu nariz parecia uma batatinha bem pequena, e era todo pintada de sardas.'' ~ página 12

Aninha e Tom, seus vizinhos, eram sortudos desde quando conheceram Píppi. Ela era uma heroína aventureira. Enfrentava policiais, se metia em encrenca, observava a vida de uma perspectiva nunca vista. Era forte como um gigante, criativa naturalmente, com mestrado em atrapalhadas e doutorado em tornar algo sério em plena diversão. 

''Todo mundo quer ser sapateiro, alfaiate, limpador de chaminé, coisas assim... Mas Encontrador de Coisas? Não, ninguém quer ser! As pessoas acham que é uma profissão inferior!'' ~ página 33

Ela mesma criava suas próprias regras, roupas, se metia em encrencas e vivia a vida da forma mais divertida e engraçada possível. Vivia a liberdade de uma forma única, sem se preocupar com coisas que para os adultos eram um problema. Píppi é uma adulta sem saber que era adulta, ingênua sem saber o que era ingenuidade e LIVRE, como todo ser humano gostaria de ser. 

Minha opinião:
Eu achei muito incrível o autor Astrid ter criado uma personagem tão independente, cativante e engraçada para a literatura infantil e por muitos momentos não acreditei que eu não conhecia a Píppi. O livro é curto e dá para ser lido em um dia só. Cada capítulo conta uma aventura que ela passa com os amigos, uma parte da sua história e um pouco mais sobre quem ela é. Píppi Meialonga será uma das indicações de livros que farei aos meus filhos. Fico imaginando as crianças rindo e a tendo como super heroína literária, me pedindo para fazer os biscoitos da Píppi. Todo mundo, de criança a adulto, precisa conhecer essa tal de Píppi Meialonga que o universo infantil nos presenteou.

Editora: Cia das Letrinhas
Número de páginas: 156
Autor: Astrid Lindgren
Classificação: ♥♥♥♥♥ (excelente)
Assuntos abordados: amizade,superação.
Meu Skoob

É isso, gente, espero que gostem! 
Instagram do blog ♥ Página do face ♥ Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário