18 de julho de 2017

Livro: A Revolução dos Bichos

Queria dizer que eu ''pastei'' para conseguir escrever alguma coisa sobre esse livro, porque ele é muito mais do que qualquer resenha que eu consiga escrever - então me perdoe se não ficar tão bom - porque o livro é tão maravilhoso, que eu queria resumi-lo a isso e pedir muito para que vocês o lesse de qualquer forma. Mas, vamos lá...



Tudo começa quando os animais da Granja do Solar são convocados para uma reunião pelo velho Major. Ele queria contar um sonho que teve e dizer que estava cansado da forma com que os humanos tratavam os animais, pois, para ele, eles (animais) viviam uma vida miserável e muito trabalhosa/escravizada, vivendo com o mínimo de alimento e sendo explorados até a morte, por humamos que ''consomem sem produzir''.

''Animal nenhum deve morar em casas, nem dormir em camas, nem usar roupas, nem beber álcool, nem fumar, nem tocar em dinheiro, nem comerciar. Todos os hábitos do Homem são maus. E principalmente, jamais um animal deverá tiranizar outros animais. Fortes ou fracos, espertos ou simplórios, somos todos irmãos. Todos os animais são iguais''. - página 15

As palavras do Major repercurtiu bastante tempo, mesmo depois de sua morte, e os porcos - conhecidos como os mais inteligentes entre todos os bichos - ficaram com a ''meta'' de instruir e organizar os outros bichos. Assim surgiu o Animalismo, um sistema de pensamento que organizava os ensinamentos do Major, e depois de um tempo os animais, levando em consideração as instruções que tiveram, se revoltaram e expulsaram o sr. Jones, junto com sua família, da fazenda e se apossaram dela. 

''Entretanto, nunca ninguém acreditou muito nessas histórias. Boatos de um sítio maravilhoso, onde acabaram os seres humanos e os bichos tomavam conta dos próprios negócios, continuavam a circular, de forma vaga e distorcida, e durante todo aquele ano uma onda de revolta correu a região''. - página 36

Depois da expulsão do Sr. Jones, muitos animais trabalharam muito para poder sobreviver, já que não tinha alguém para ir e levar a comida, e após uma ''confusão'' entre porcos, houve uma separação entre eles, criando um certo partido para cada um em que animais seguiam a quem achava por bem seguir. Existia os animais que davam duro para que aquela revolução não acabasse e que nenhum humano conseguisse tomar de volta a terra que era deles. Outros, se deixaram levar por ''mimos'' que o humano oferecia, abandonando os animais que estavam ali. Uns, davam duro para conquistar aquilo que chamavam de independência, dando seu sangue se preciso. Outros, viam que alguma coisa estava errada, mas não tinham mais voz sobre nada. De repente, comida sumia, de repente os que estavam no poder começaram a agir de uma forma contrária as regras impostas, enganando, tratando mal os outros animais, possuindo o que antes não podia, usufruindo dos privilégios que tinham... estavam agindo como humanos, mas, afinal, o início de tudo não era ser diferente deles? Pois bem, de repente, por algum motivo, não sabia mais quem era quem.

Opinião da escritora.
Qualquer semelhança com nosso regime político seria mera coincidência? Era impossível ler e não imaginar o que passamos! Mesmo sido publicado em 1945 ele é tão, mas tão atual que chega a ser inacreditável. Ele nada mais é que uma sátira em que os porcos dominam tudo, se aproveitam do poder que tem, escravizam, não dá o que é de direito aos outros bichos, não age conforme o discurso do início e muito menos se preocupa com algo além do que seu próprio umbigo.

O livro não é difícil de se ler, pelo contrário, a linguagem é bem fácil, são poucas páginas, dá para ler em menos de uma semana (mas aconselho ler devagar para não deixar passar nada) e o final você fica ''sério que terminou assim? Escritor genial!!" Foi tudo muito bem pensado, bem esquematizado. Esse livro é a prova viva de que ''se não for para fazer o leitor pensar e se tornar um ser crítico, a gente nem escreve livros''.

Editora: Cia das Letras
Número de páginas: 147
Autor: George Orwell
Classificação: ♥♥♥♥♥ (Excelente)
Assuntos abordados: Revolução, política, poder.
Meu Skoob



É isso, gente, espero que gostem! 
Instagram do blog ♥ Página do face ♥ Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário