8 de abril de 2018

Ainda sobre ''A Culpa é das Estrelas''

Oi, gente, tudo bem ? Eu tenho aparecido pouco por aqui, mas a realidade é que eu estou colocando boa parte das resenhas que leio no meu instagram literário... fica muito mais fácil para mim, pois, tenho acesso em qualquer lugar de forma mais prática. No entanto, quando sinto que o post ficará muito extenso eu prefiro vir aqui.

Não sei se vocês sabem, mas eu tenho algumas metas literárias e entre elas estão algumas releituras. A releitura de Março foi o livro ''A Culpa é das Estrelas'' e eu fiz uma resenha breve BEM AQUI.  Porém, eu gostaria de ainda falar sobre ele porque os pensamentos são complexos - terá spoiler. 



Resenha do Instagram:

Augustus Waters e Hazel Grace, dois adolescentes premiados com a doença assustadora do século: o câncer. Hazel está lutando contra o câncer, mas não tem nenhuma expectativa de vencê-lo, já Gus o venceu há um tempo. Os dois se conhecem no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer, quando ele vai acompanhar um amigo, Isaac, e TUDO COMEÇA A MUDAR. Eles se apaixonam!

Gus tem uma maneira leve e divertida de ver a vida e lidar com as dificuldades. Ele é a pessoa divertida que todo mundo gostaria de ter por perto. Hazel passou a ter, passou a sair do seu “mundinho solitário” e JUNTOS compreenderam que “alguns infinitos são maiores que outros” e que viver o agora é preciso, porque não sabemos de fato o dia de amanhã. Amanhã ela pode não existir mais, mas eles ainda tem o HOJE para viver. A questão é que em números, mesmo que você tenha 97% de chances de sobrevivência você pode cair nos 3% e a vida é isso: um tiro no escuro. Nunca sabemos o que nos espera. Mas ainda existe o hoje. AINDA. EXISTE.

Essa história vai além de uma história de amor entre dois adolescentes, mas implica a questão familiar, as amizades e como as pessoas são, automaticamente, mexidas com o fato de alguém próxima ter essa doença! Tudo muda! Algumas pessoas precisam lidar com isso e outras não, e isso vemos referente a perda do Isaac (não quero dar spoiler). Mas a amizade entre Gus, Hazel e Isaac, me impactou tanto quanto o amor entre os dois. Existe uma busca literária. Existe metáforas. Existe um mundo incrível a ser explorado com esse livro e me faltam PALAVRAS para descrevê-lo.

“Se você não vive uma vida a serviço de um bem maior, precisa pelo menos morrer uma morte a serviço de um bem maior, sabe? E eu tenho medo de não ter nem uma vida nem uma morte que signifique alguma coisa.”




* Ainda sobre A Culpa é das Estrelas - com spoiler:

Quero deixar um pouco a história de amor da Hazel e do Gus de lado e quero focar nos outros personagens dessa história. Eu, nos últimos cinco anos, perdi exatamente 03 pessoas muito próximas e queridas para essa doença e 02 conhecidos, logo, essa história mexe comigo de uma forma muito grande.

O Gus, no livro, diz algo muito interessante, não lembro as exatas palavras dele, mas era algo como: é uma doença que meu próprio corpo deu vida, é parte de mim, que vai crescer e dominar a outra parte de mim mesmo (foi algo nesse sentido). E eu já começo a pensar no quão real e estranho é isso. Seu corpo produz isso e esse ''isso'' pode tomar conta de todo resto e acabar com tudo. Ele estava pleno, sem um pedaço da perna, fazendo metáforas sobre a vida e a morte e todo sofrimento da família tinha acabado, até eles descobrirem a metástase e tudo desmoronar MAIS UMA VEZ...mas até quando tudo estava desmoronando ele fez uma cerimônia fúnebre com Hazel e Isaac, para saber o que eles diriam sobre ele quando ele morresse - pois, não adiantava nada palavras bonitas enquanto ele estivesse morto se ele não as ouviria.   UM TAPA.

Os pais da Hazel vivem com MEDO de perder a filha e só de pensar nessa possível perda eles entram em desespero. A mãe, até certo ponto, se dedica totalmente a filha, ao ponto de implorar para que ela vá ao Grupo de Apoio e saia do quarto um pouco para não entrar em depressão. A família sofre junto o tempo todo. O TEMPO TODO. E embora eles queiram acabar com todo o sofrimento dela, e automaticamente deles, eles estão ali, lado a lado. Ela tem uma maneira mais séria de encarar a vida, mas é muito sonhadora também e um livro com um autor específico a encoraja em muitas situações... o que a faz querer conhecer esse autor, mas quando conhece percebe que a obra magnífica veio de um bosta - com todo perdão da palavra - mas que esse bosta teve motivos para ter se tornado assim. Ou seja: a pessoa pode ter uma ótima escrita, uma bela imaginação, mas ser uma bosta de pessoa, mas pode ser uma bosta por motivos internos que ninguém entenderia. OUTRO TAPA.

Em contra partida temos um alguém muito interessante em que quero enfatizar e esse se chama ISAAC. Isaac é o amigo que implorou para que Gus fosse ao Grupo de Apoio com ele, dar nada mais nada menos que apoio a ele. Isaac também tem a doença, mas é no olho e ele sabe que quando fizer a cirurgia e retirar o tumor, ele será curado, ficará bem, mas CEGO. A mesma doença que o deixa enxergar, mas pode o levar a morte, quando for embora, o deixará cego. A questão é que o Isaac tem uma namorada e eles são muito apaixonados e não se desgrudam momento algum e é um grude de promessas de PARA SEMPRE o tempo todo, até ela terminar com ele dias antes, se não me engano, dele ir para a cirurgia, com a justificativa de não conseguir lidar com esse fato. Ele sofre muito, sofre mais pelo fim do namoro, por ter se agarrado aos ''para sempres'' do que de fato pelo fato de não enxergar, então ele e a Hazel tem um diálogo na página 60 que me deixou MUDA :

'' - Isso é inaceitável - ele me disse. - Isso é totalmente inaceitável.
  - Bem, para ser honesta - falei -, quer dizer, ela não deve mesmo conseguir lidar com isso. Você também não, mas ela não precisa. E você, sim.''

Não deve ser fácil para nenhum dos dois lidar com isso, mas ela não precisa lidar com isso e você precisa, querido. A gente nasce sozinho, morre sozinho. Vamos lá. TEM COISAS QUE PRECISAMOS LIDAR SOZINHOS e o fato de alguém ter prometido ficar não significa que ela fique, porque ninguém precisa lidar com nossas questões, as vezes nem a gente quer lidar, mas somos obrigados a isso, pois fazemos parte dela.  OUTRO TAPA.

Conseguem entender a complexidade de cada tapa nas entrelinhas de uma história de amor com a doença em questão? Tudo vai além, muito além do Gus e Hazel... podemos aprender e se aprofundar em questões muito complexas. É DE SE REPENSAR.
Termino aqui
  || porque foi um tapa atrás do outro,
 O.K?
-O.K-

Nenhum comentário:

Postar um comentário