21 de abril de 2018

#MaratonaHP - Harry Potter e a Câmara Secreta

Oi, gente!! Eu terminei a leitura de HP 2 em Março, que era o tempo estipulado, mas não consegui escrever sobre ela no final do mês - nada que uma boa insônia na madrugada de domingo não ajude. Então aqui está, mais uma resenha da maratona HP. E se você chegou por aqui agora e não sabe do que estou falando: eu estou maratonando os livros da série e deixei tudo explicado bem aqui (CLICAR).


Harrry Potter e a Câmara Secreta
 1998 - J.K Rowling - 252 páginas - Editora Rocco

Resumo da história (sem spoiler)

  No livro II nosso amigo Harry está na casa dos seus tios passando as férias e sem receber notícias alguma dos seus amigos - o que o deixa bem chateado por sinal -. Ele não sabe o que se passa com Rony, Hermione e ninguém mais, mas não vê a hora de voltar para Hogwarts, o único lugar que ele se sente em casa. Até que um elfo doméstico, chamado dobby, aparece na casa dele e diz que ele não pode de maneira alguma voltar para a escola, pois coisas horríveis ocorrerão por lá. Harry não entende muito bem, mas diz que iria mesmo assim. Nada contente com essa resposta o elfo doméstico faz coisas absurdas achando proteger Harry, quando na verdade só estava piorando as coisas. O garoto, com muito sacrifício, consegue chegar na escola, mas de fato coisas estranhas estavam ocorrendo e ele corria grande perigo. A escola, antes tão segura, poderia ser fechada, pois o herdeiro de sonserina estava de volta e junto dele um diário, lembranças, vingança e muito terror. 
Mergulhando no universo bruxo (com spoiler)


Harry está na casa dos seus tios passando as férias, no super tédio, pois os tios haviam trancado no armário debaixo da escada a varinha e todos os pertences dele de bruxo e sem receber notícias alguma dos seus amigos - o que o deixa bem chateado por sinal -. Ele não sabe o que se passa com Rony, Hermione e ninguém mais, mas não vê a hora de voltar para Hogwarts, o único lugar que ele se sente em casa. Até que um elfo doméstico, chamado Dobby, aparece na casa dele e diz que ele não pode de maneira alguma voltar para a escola, pois coisas horríveis ocorrerão por lá. Inclusive foi o Dobby que estava escondendo todas as cartas que Rony, Hermione, Hagrid e tantas outras pessoas haviam enviado ao Harry, apenas para que ele pensasse que foi esquecido por todos e não quisesse voltar para a escola. Harry não entende muito bem, mas diz que iria mesmo assim. Nada contente com essa resposta o elfo doméstico faz coisas absurdas achando proteger Harry, como por exemplo: Derrubando um pudim no chão, na frente da visita de negócios que os tios estavam recebendo e sumindo depois, deixando a culpa inteira para Harry - o fazendo receber até mesmo uma carta do Controle do Uso Indevido de Magia, por não poder usar magia fora da escola. Harry é punido e está de castigo para sempre até ser salvo por seus amigos Fred, Jorge e Rony, no carro voador do pai dos ruivos. 

A casa dos Wesley é a casa mais fascinante de todas, embora simples, é incrível. Harry fica por lá até chegar o dia de voltar para a escola. 

O garoto com muito sacrifício consegue chegar a Hogwarts, pois a passagem está fechada por culpa do DOBBY que fechou a passagem, deixando Harry e Rony de fora. Mas eles tinham o carro do pai do Rony e conseguiram chegar à escola após infringir muitas regras e quase destruir um salgueiro lutador bem velho. 

De fato coisas estranhas estavam ocorrendo e ele corria grande perigo. Harry conseguia ouvir uma voz em uma língua estranha, de cobra, que ninguém mais ouvia e essa voz vivia dizendo que iria matar algo - e sempre tentava matar, mas acabava petrificando o que via pela frente. A situação estava ficando complicada e boatos de que existia uma câmara secreta escondida em algum lugar da escola, que foi reaberta e o herdeiro estava de volta para terminar sua missão: acabar com os bruxos nascidos trouxas, até o primeiro momento. 

A escola, antes tão segura, poderia ser fechada, pois o herdeiro de sonserina estava de volta, mas até certo ponto achavam que Harry poderia ser o herdeiro, depois uma lembrança sobre um tal de Tom Riddle veio mostrar a Harry que Hagrid poderia ser o verdadeiro culpado pelas mortes. Ninguém sabia de mais nada, só que o pior havia ocorrendo e uma menina havia sido levada a camara, Gina, e o corpo dela poderia trazer de volta a vida um dos maiores bruxos das trevas. 

Harry foi atrás de respostas. Sua melhor amiga estava petrificada, a irmã do seu amigo poderia morrer, seu amigo Hagrid estava preso e a escola poderia ser fechada. Não tinha muito que fazer, além de lutar pelo que ele mais acreditava, provar sua lealdade e fazer as escolhas corretas.

Fatos diferentes do filme

- O tio Valter só descobriu que o Harry estava fugindo de casa porque ele precisou voltar para pegar a coruja que havia esquecido. E um dos gêmeos entram na casa para pegar as coisas do Potter debaixo da escada. 

- Dobby não joga um bolo na cabeça de uma das visitas... ele joga um pudim no chão. 

- No filme não aparece o Harry recebendo a carta com uma suposta 'advertência' por mau uso de magia. 

- Quem contou sobre a história da escola, a câmara secreta e as casas, não foi a professora Minerva, mas sim o professor, Binn, fantasma.


Curiosidades nas entrelinhas 

- Ofidioglota é o nome de quem é capaz de falar com as cobras 

- Arthur Wesley trabalha no departamento de Controle do Mau Uso dos Artefatos dos Trouxas, que trata de feitiços lançados em objetos feitos pelos trouxas. 

- Molly não sabia que o marido havia enfeitiçado o carro para voar 

- N.O.M.s são siglas para Níveis Ordinários em Magia 

- Pirraça era o poltergeist da escola, uma ameaça aérea que vivia provocando desordem e aflição. 

- Filch é um aborto, nasceu em família de bruxo e não tem poderes mágicos.

- O medo do Rony pelas aranhas veio desde quando Fred transformou o ursinho do irmão em uma aranha enorme. 

- Aragogue, a aranha, é macho e tem uma esposa chamada Mosague 

- Dumbledore era professor de transfiguração na época de Tom Riddle na escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário