16 de março de 2017

Livro: Sejamos todos feministas

Confesso que tenho visto alguns movimentos pela causa feminista, mas eu particularmente sou um pouco leiga quanto a isso e por querer entender um pouco, procurei alguns livros para me ajudar, até chegar a esse aqui e ter tido uma visão um pouco contraditória do que é e do que demonstram ser. E antes de me julgarem, leiam tudo para entender. 




Esse livro, na verdade, nada mais é do que uma versão de uma palestra que a Chimamanda (escritora africana contemporânea) deu em 2012 na qual ela conta sobre o preconceito que viveu em alguns momentos, no lugar onde morava, apenas por ser mulher. Então ela começa a falar um pouco sobre sua história, sobre o feminismo, o preconceito e cita algumas frases que descreverei logo abaixo:

''Decidi me tornar uma ''feminista feliz e africana que não odeia homens e que gosta de usar batom e salto alto para si mesma, e não para os homens''. 9%

''Feminista: uma pessoa que acredita na igualdade social, política e econômica entre os sexos''. 60%

''Ao meu ver, feminista é o homem ou a mulher que diz: ''Sim, existe um problema de gênero ainda hoje e temos que resolvê-lo, temos que melhorar''. Todos nós, mulheres e homens, temos que melhorar. '' 62%

Eu nunca havia lido nada sobre ela e para ser mais clara, não sabia ao menos quem ela era. No entanto, achei o discurso que ela fez muito bem sucedido e concordo com as frases acima. Eu realmente acho que a mulher pode ocupar o espaço que ela quer, socialmente, politicamente e economicamente. Não acho certo o homem ganhar mais apenas porque é homem e não porque é ''melhor'' no que faz, entre tantas diferenças que sinceramente são ridículas.
Ela ainda cita algumas coisas muito curiosas como: feminista feliz que não odeia homens, que acredita na igualdade. Inclusive o título do livro é: sejamos TODOS feministas e não todas, ou seja, é para todo mundo pensar nisso e lutar por essa causa. No entanto, o que tenho visto (de muitas mulheres) é meio que uma forma de ''agredir'' os homens, de impor que é melhor e não de querer igualdade, e mais: que muita coisa é machismo (quando muitas vezes não é). Não existe equilíbrio.

Eu não acho que a mulher é o sexo frágil, pelo contrário, somos muito fortes sim. Mas, isso não me dá autonomia para desrespeitar o meu parceiro, ou querer passar por cima de uma postura que ele tenha, quando posso sentar, conversar e entrar em um comum acordo. Eu não posso ficar quieta, mas também não devo desrespeitar o outro, ou agredi-lo (consegue entender, onde quero chegar?). Não devo baixar a cabeça, mas devo respeitar opiniões, posturas, assim como quero que respeitem as minhas.

Sei que existem muitos caras machistas, que não estão dispostos a 'abrir mão de nada' e acham que a mulher só deve 'servi-los' e estar abaixo deles, entre tantas coisas absurdas. Mas não são todos. E da mesma forma que lendo esse livro percebi que minha visão sobre feminismo não estava tão correta, já que a Chimamanda deixa claro o que realmente é (embora, nem sempre  muitas demonstrem isso), como Cristã eu não acho que a bíblia é machista (tenho ouvido/lido muita coisa desse gênero), porque a leio diariamente e tenho muitos exemplos de mulheres virtuosas e de homens que lutaram por elas, por saber o quão importantes são. 

O livro é bem curtinho, em 30 min você o termina (o digital está de graça). E é muito bom para entender o fundamento da palavra e a visão da autora quanto a ela, podendo refletir um pouco sobre, assim como eu fiz. A única coisa ruim é que ele é bem rápido e não dá para esclarecer 100% das curiosidades que temos.

É isso gente, não gosto muito de estereótipos e confesso que ainda tenho muita coisa a aprender sobre o movimento para ter uma visão mais clara sobre ele e poder me posicionar.

PS. Caso tenham algum livro sobre o assunto que tenham gostado, me falem, eu gostaria muito de ler e aprender mais sobre o assunto.


Editora: Cia das Letras
Número de páginas: 87
Autor: Chimamanda Ngozi Adiche
Classificação: ♥♥♥♥♥ (Bom)
Assuntos abordados: Causa feminista.
Meu Skoob
Onde comprar

Nenhum comentário:

Postar um comentário