26 de abril de 2017

Estudos - Como eu me organizo?

"Não importa o quão devagar você vá, desde que você não pare" (Confúcio)



Estou em semana de provas e isso resume minha vida a: leituras, resumos e dedicação. Preciso admitir que não sou a aluna inteligente, mas a esforçada. Eu me esforço muito para ir bem, quando tenho colegas que tiram de letra o que o professor passa. Enfim, todo meu esforço faz com que eu seja muito crítica comigo mesma, se eu estudo para tirar 10 eu dificilmente aceito tirar um 9 e isso é um erro - se é que posso dizer assim - que carrego e preciso melhorar.

Sem mais delongas. Vou contar para vocês o método de estudo que tem dado muito certo para mim.

01 - Gravar as aulas: Eu gravo todas as aulas presenciais que tenho. Isso me ajuda muito na hora de fazer minhas anotações e resumos, pois, as vezes, eu não consigo escrever tudo durante a aula e algumas informações importantes acabam passando desapercebido, então quando as ouço consigo anotar exatamente tudo o que eu perdi. Além de que, nos dias das devidas aulas, eu vou à faculdade ouvindo o áudio da matéria da aula passada, o que me ajuda a relembrar e memorizar.


02 - Passar a matéria a limpo: Sou muito 'cricri' com caderno desorganizado, então eu levo uma folha avulsa, faço todas as anotações em aula e quando chego em casa, organizo todas as informações no caderno direitinho. O que me ajuda a estudar a matéria do dia e facilitar meu entendimento quando eu for reler o que escrevi.

03 - Anotações na agenda: Uma coisa digo: Planner é vida <3 Eu tenho um para o dia a dia e um para estudos. Eu anoto exatamente todas as matérias que preciso estudar, quantas páginas do livro preciso ler, os dias de prova e atividades. Funciona muito, pois me ajuda a ter foco e não procrastinar, criando acúmulos de coisas para fazer e estudar de última hora.

04 - Resumos para a prova: Esses me ajudam muito. Eu pego uma folha e faço um resumo de todo conteúdo da prova. Faço resumos com mapas mentais, pois me ajuda muito na memorização e compreensão das ideias. Quando estou na correria, eu gravo  tudo o que eu escrevi, coloco o fone de ouvido e vou arrumando a casa ouvindo todo meu resumo kkkk.

05 - Não procrastinar: Não deixar para amanhã o que pode fazer hoje. Clichê, mas real. Se dedique ao máximo, não deixe nada para depois, se der, estude até mais do que deveria. Não acumule. Estudar precisa ser uma rotina, assim como levantar e tomar café da manhã. 

Essa é minha maneira de estudar e tem dado muito certo. 
Espero que ajude vocês.

um beijo e um queijo,
Cris. 

2 comentários: