20 de maio de 2017

Filme: Escritores da liberdade


Um tempo atrás eu assisti ''Escritores da liberdade'' e fiquei bastante pensativa. É um filme baseado em história real que retrata a respeito da dificuldade dos alunos de uma escola da periferia em estudar e em se comportar e de uma professora que precisa aprender a lidar com tal comportamento, ensiná-los e fazer a diferença na vida deles de alguma forma. Leia essa resenha e se emocione comigo. 




Erin Gruwell é professora de uma escola pública localizada em um bairro humilde. Podemos descrevê-la como uma professora idealista e muito disposta a trabalhar/ensinar. No entanto, ao entrar na sala de aula e conhecer seus novos alunos, ela percebe que as coisas não são bem o que ela esperava e os alunos que teria que lecionar eram totalmente diferentes do que ela imaginava.

O meio em que os alunos estão inseridos os oprime muito, pois ao redor deles existe muita violência, criminalidade, drogas e racismo por toda parte. Logo, esses alunos trazem para sala de aula comportamentos de acordo com o meio que vivem e entre esses comportamentos podemos ver um grande nível de rebeldia, falta de educação, agressividade, desinteresse em aprender e muitos outros. Muitas vezes a professora falava e ninguém ''dava bola'', brigas com agressões físicas ocorriam entres os alunos e se existisse um aluno branco na sala, ele se sentia ameaçado pelos outros. Sim! Aquela sala de aula era literalmente um lugar difícil de se trabalhar!

O que fazer? Como conseguir alcançar esses alunos? Como ajudá-los?

A professora Erin resolveu persistir e mudar o seu método de ensino para que os alunos pudessem desabafar sobre o que vivem e aprendessem com ela a ter confiança em si mesmo, respeitar o próximo, reconhecer valores, além de aprender a matéria que ela ensinaria. Ou seja: ela, como professora, decidiu não desistir, mas tentar ajudá-los de alguma forma.

E o resultado? Vocês verão assistindo ao filme!!! Rs (Tem na Netflix) <3

           Essa é a turma da vida real:

Minha opinião:
Bom! Esse filme é SENSACIONAL. Eu curso Pedagogia e não tem como assistir um filme desses e não lembrar de Paulo Freire em ''Pedagogia do Oprimido''. Realmente não é fácil ser professor nos dias de hoje e ter que lidar com diversos alunos e situações, mas o filme traz um pouco de esperança, no sentido de que é difícil, mas no final vale a pena e não podemos desistir deles, por mais complicado que seja. E saber que a história é real, saber que tudo isso de fato ocorreu, eu fico muito encantada e, literalmente, com um sentimento de querer ser uma professora que também fará a diferença na vida de alguém (assim como muitos fizeram na minha).


Todo mundo deveria assistir esse filme e repensar sobre a mensagem que ele nos traz, inclusive os professores, e aproveitando o ensejo: Feliz dia do Pedagogo 


Gênero: Comédia dramática
Diretor: Richard LaGravenese
Nacionalidade: EUA
Classificação: ♥♥♥♥♥ (Excelente)

Nenhum comentário:

Postar um comentário