7 de agosto de 2017

Livro: Auggie & Eu

Sou tão suspeita em falar dos livros da R.J Palacio. Desde que li ''Extraordinário'' (resenha aqui) e entrei no mundo do Auggie eu posso dizer que a dose de gentileza que estava sobre o livro caiu em mim. ''Auggie & Eu'' não é um complemento de ''Extraordinário'', mas é uma extensão do mesmo por visões diferentes, Auggie é um personagem secundário aqui, e você PRECISA ler até o fim e mergulhar, mais uma vez, nesse universo comigo. Let's GO?




No livro ''Extraordinário'' temos três personagens que aparecem ao longo da história: Julian <a criança que agia muito mal com Auggie>, Christopher <o amigo de infância> e Charlotte < a garota do comitê de boas-vindas>. Cada um teve o seu papel na história de ''Extraordinário'' por meio da visão do Auggie, ou de outros personagens. Já nessa história temos três capítulos, um para cada um deles e, muitas vezes, uma mesma situação dita na primeira história, é contada do ponto de vista de Julian, Christopher ou Charlote. 

Capítulo do Julian:

Julian, como todos os fãs de Extraordinário sabem, é aquele menino que ninguém no mundo <que tem um bom coração> deseja ser, até ler esse capítulo e entender melhor as coisas <ele não é tão ruim quanto parece>. O que ele fez com Auggie não se faz, BUT nesse capítulo, Julian, conta a versão dele da história. O quão assustador era para ele ver o rosto do Auggie por alguns traumas que ele estava conseguindo superar <o que não justifica as atitudes dele, claro>, sem levar em conta que ele era uma versão parecida com os pais. E, embora não parecesse, ele tem um bom coração e não queria totalmente o mal de Auggie. Algumas pessoas ao seu redor <incluindo sua avó e o Sr. Buzanfa> de certa forma o ajudaram a se redimir de tudo e se tornar uma criança melhor, ou, pelo menos, mais gentil. Foi preciso recomeçar, mas pensando bem... recomeços são sempre bem-vindos.

Um erro não define quem você é, Julian. Entende? Você pode simplesmente fazer a coisa certa da próxima vez’’. - Página 99



Capítulo do Christopher (Plutão):

Chris é o amigo mais antigo que o Auggie tem. Suas mães sempre foram amigas e assim que cada uma teve seus filhos, fizeram questão de que eles crescessem juntos e estivessem sempre perto um do outro. Logo, Chris acompanhou de perto, desde pequeno, as cirurgias que Auggie se submetia e estava bem acostumado com a ''deficiência na face'' dele. Porém, ao crescer, ele percebeu que seus amigos estavam se afastando dele por algum motivo e que ser amigo deles era mais fácil do que ser amigo do Auggie <já que ninguém ficava o encarando por estar com uma criança ''diferente''> o que ajudou com que ele se afastasse um pouco do antigo amigo.
Muitas situações ocorrem com Chris, ao longo do capítulo, e embora pareça uma criança geniosa e, as vezes, egoísta... é só uma criança, crescendo e se descobrindo ainda e percebendo que amizades antigas e verdadeiras são para sempre e valem a pena se esforçar para tê-las sempre por perto, independente das diferenças.

''Não podemos ser amigos só quando é conveniente para a gente. Boas amizades valem um esforcinho a mais''. - Página 141


Capítulo da Charlotte (Shingaling):

Charlotte é a garota do comitê de boas-vindas que o diretor pediu para apresentar a escola ao Auggie. Podemos dizer que ela é a garota que prefere ser neutra em tudo. Não se meter em confusão, não dar sua opinião, não defender o que acha certo, mas, até que ponto isso é bom? Não sabemos! Charlotte via o que ocorria com Auggie, mas preferia não se envolver e não tinha opinião formada sobre algumas situações também. 
É uma menina sonhadora, amante da dança, com um coração incrível, vivendo situações que toda menina da sua idade vive: dúvidas, perdas de amizades, desafios, sonhos a realizar.

* Vemos muitos fatos que Auggie passou em Extraordinário, pelo ponto de vista dela.

''Eu acredito que um sonho é como um desenho em sua mente que vai ganhando vida. Você tem que imaginá-lo primeiro. Depois tem que trabalhar muito, muito pesado para torná-lo realidade''.  - Página 215


Opinião da escritora:
Como eu já disse: sou suspeita em falar sobre o universo que a R.J criou. ''Auggie & Eu'' me proporcionou conhecer melhor o Julian, o Chris e a Charlotte. São três personagens incríveis que eu não pude me aprofundar em Extraordinário, mas que tive a chance de me aprofundar agora. Entendi o motivo do Julian ser do jeito que é e como ele aprendeu com todas as burradas que fez, além de saber como era dificil, as vezes, para o Chris ter um amigo diferente como o Auggie e também entender o quanto a Charllote é iluminada em meio a sua neutralidade. Essa história, como todos os livros, nos traz preceitos incríveis e só mostra o quanto o Sr. Buzanfa é um super professor, o quanto podemos ser gentis sempre e o quanto podemos aprender com nossos erros. 

''Não existe um manual que nos diga como agir em todas as circunstâncias da vida, entendem? Então o que sempre digo é que é melhor pecar pela gentileza. Esse é o segredo. Quando você não sabe o que fazer, simplesmente seja gentil''. - Página 29

Editora: Intrínseca
Número de páginas:
Autor: R.J Palacio
Classificação: ♥♥♥♥♥ (Excelente)
Assuntos abordados: Gentileza, amizade, empatia.
Meu Skoob

É isso, gente, espero que gostem! 
Instagram do blog ♥ Página do face ♥ Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário